O profissional que foi exposto a condições insalubres, pode de alguma forma ter problemas relacionados a saúde, ou seja, o trabalho insalubre pode sujeitar o profissional a agentes nocivos, ocasionando doenças ocupacionais, podendo ter aposentadoria por insalubridade.
Todo trabalhador que recebeu adicional de insalubridade durante 25 anos, tem direito a aposentadoria especial, sem desconto no salário e independentemente da idade. Se o profissional trabalhou durante os 25 anos em condição insalubres, o tempo pode ser convertido, ou seja, correspondente a 1,2 anos para mulheres, e 1,4 anos para homens, devido ao risco de doença ocupacional e doença do trabalho.
Se o trabalhador, já
está aposentado, pode ser solicitado a revisão da aposentadoria e
consequentemente, melhorar o benefício.
Referente a legislação
aplicável para esse caso, temos a lei 8.213 de 1991, que menciona o direito a aposentadoria
especial para o segurado que esteve exposto a condições que, de alguma forma,
prejudicou a saúde ou a integridade física do mesmo.
A Águia Previdência é uma empresa especializada na elaboração de laudo de aposentadoria especial para atividade insalubre. Apresentamos de forma contundente todos os riscos à saúde que esse profissional esteve exposto que fundamentam sua ação.
Nossos Engenheiros de Segurança do Trabalho elaboram o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), seguindo todos os requisitos normativos, procedendo de perícia técnica no local de trabalho, verificando todas as condições de trabalho e efetiva exposição dos contribuintes, que podem ser individuais ou empregados.
Não arrisque o nome de seu escritório, indique a Águia Previdência para seu cliente.
Águia Previdência a
parceria que faltava em seu escritório!