O aumento de produtos industrializados e dos materiais descartáveis vem crescendo nos últimos anos, e isso consequentemente causa maior geração de resíduos. Nesse contexto, o coletor de lixo / gari / lixeiro tem importante papel em relação a coleta e disposição final desses materiais, bem como garantir a manutenção da limpeza urbana.
A coleta de lixo é um trabalho de alto risco, podemos citar como os principais, o risco químico (inalação de poeiras e particulados…), físico (exposição a calor, frio, umidade, ruído e vibração…), biológico (contato com microrganismos patogênicos…), ergonômico (carregamento de peso, postura inadequada, esforço repetitivo…) e acidentes (corte - materiais perfurantes, quedas, atropelamento…).
Esse
profissional pode se deparar com muitos agentes insalubres constantemente e
assim tem direito a aposentadoria especial e não somente aposentadoria por contribuição, ou seja, receberá um valor de
benefício mais satisfatório, sem descontos e o tempo de contribuição é de
25 anos.
Os requisitos legais previdenciários
que se aplica e esse caso é o Decreto 3.048 de 1999, que trata sobre atividades sujeitas à
exposição aos agentes biológicos e o Anexo 14, da NR-15, que considerada a exposição
a agentes biológicos como atividade insalubre.
A Águia Previdência é uma empresa especializada na elaboração de laudo de aposentadoria especial para a atividade de coletor de lixo /gari / lixeiro. Apresentamos de forma contundente todos os riscos à saúde que esse profissional esteve exposto que fundamentam sua ação.
Nossos Engenheiros de Segurança do Trabalho elaboram o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), seguindo todos os requisitos normativos, procedendo de perícia técnica no local de trabalho, verificando todas as condições de trabalho e efetiva exposição dos contribuintes, que podem ser individuais ou empregados.
Não arrisque o nome de seu escritório, indique a Águia Previdência para seu cliente.
Águia Previdência a
parceria que faltava em seu escritório!